POSSE RESPONSÁVEL – Tudo que você precisa saber

http://barozzimensagens.blogspot.com/2011/05/voces-ja-viram-como-caes-e-gatos-andam.html

A primeira pergunta que a pessoa que deseja ter um animal deve se fazer é: Por que quero ter um cão ou um gato? Esta é uma questão sobre a qual todos devem refletir antes de adotar um animal. A adoção ou a compra de um animal por impulso gera, na maioria das vezes, graves conseqüências num período de tempo muito curto

É importante levar em consideração que o tempo médio de vida de um cão ou gato é de 13-14 anos e que durante todo esse período o animal será totalmente dependente de seu dono.

A aquisição de um animal, seja ele adotado ou comprado, é uma decisão que deve ser tomar em conjunto com todos os membros da casa. Isso é extremamente importante para evitar discussões ou desentendimentos futuros.

É necessário pensar em diversas situações que poderão ocorrer no período em que o animal estiver vivo e já planejar, como por exemplo viagens ou ausências prolongadas. O ideal é já definir quem ficará com o animal ou se existe a possibilidade de hospedagens especializada.

Ter um animal gera um custo mensal para seu proprietário. Avaliar esses custos e verificar se existem recursos financeiros para as necessidades desse animal (Alimentação, higiene, tratamentos e vacinas...) faz parte do planejamento.

É importante buscar informações prévias sobre suas características e necessidades de cada espécie e de cada raça, como tamanho, comportamento, espaço físico necessário e peculiaridades.

Preparar o espaço que esse animal passará a maior parte do tempo é fundamental. Um animal não deve ficar ao relento, sem ter onde se abrigar do calor, do frio ou da chuva. Não deixe que isso ocorra em hipótese alguma!

O melhor lugar para um amigo é perto de nós. Se isso não for possível, por qualquer razão que seja, dê-lhe ao menos uma casa para se proteger. Não esqueça de que você não gostaria de se deitar no chão duro, tomar chuva, passar frio ou calor excessivo, certo? Ele também não!

Lembre-se ainda de que um animal de grande porte certamente não viverá bem em um local apertado. Pense nisso antes de adotá-lo ou comprá-lo. Filhotes crescem e você deve estar preparado para isso.

O ambiente precisará estar adaptado à sua presença. No caso de apartamentos, telas são indispensáveis nas janelas, mesmo que se trate de um cão. Se você mora em casa, mantenha o animal em um local onde não possa fugir para a rua. Ruas são extremamente perigosas para animais de qualquer espécie. Mesmo que você more em um bairro tranqüilo, condomínio fechado ou em uma cidade pequena. Casos de maus tratos, envenenamentos e atropelamentos ocorrem com muita freqüência. Manter seu animal dentro de casa é a única maneira de evitar problemas, seja para ele, para você, ou para outras pessoas.

Porém, mantê-lo dentro de casa não significa mantê-lo numa prisão. Jamais deixe seu cão acorrentado ou seu gato em uma gaiola. Você gostaria que fizessem isso com você? Manter animais presos desta forma, sem nenhuma possibilidade de movimentação, é um ato de crueldade e é considerado um crime, pois caracteriza maus tratos.

O ambiente onde seu animal vive deve ser mantido limpo. Seus dejetos devem ser recolhidos diariamente, inclusive se seu animal defeca nas ruas, durante passeios.

Todo animal deve receber cuidados para manter sua saúde física e mental. Esses cuidados incluem acompanhamento veterinário, abrigo, alimento adequado, vacinas, banhos, exercícios, passeios, brincadeiras. Cães necessitam de passeios periódicos e isso deve ser feito com guia e coleira adequadas e por alguém capaz de contê-lo. Lembre-se que você é responsável por qualquer dano que o animal causar, e por qualquer coisa que ele fizer. Placas de identificação presas à coleira e microchip são sempre bem vindos.

Punição física não corrige comportamentos indesejados. Bater no animal, além de ser um ato de extrema covardia e crime, fará com que ele se torne medroso e inseguro, o que não é bom nem para ele nem para você.

Se for necessário, eduque seu cão com adestramento. Existem ótimos profissionais especializados que podem conseguir resultados surpreendentes. Mas nunca se esqueça que cada animal é um indivíduo e possui características próprias que devem ser respeitadas.

Evite crias indesejadas através da castração dos cães e gatos, machos e fêmeas. A castração é definitiva, não possui contra-indicações e ajuda na prevenção de diversas doenças. Ajuda também a evitar o crescimento do número de animais abandonados.

A cada ano, centenas de filhotes indesejados são jogados nas ruas. A maioria morre antes de completar um ano. Mesmo que você esteja horrorizado e convicto de que não abandonará uma ninhada, castre seu animal. Não há casas disponíveis para todos os filhotes de nascem todos os anos e você nunca terá garantias de que serão bem tratados.

Além disso, a castração trará mais benefícios para seu animal e também para você. Ele se tornará mais carinhoso e tranqüilo, e as chances de fuga serão muito menores.

Os animais podem ser castrados a partir dos três meses de idade. Fêmeas castradas antes do primeiro cio apresentam uma diminuição das chances de tumores mamários em mais de 99%, além de impedir problemas uterinos e ovarianos. Nos machos, a castração elimina a chance problemas testiculares e prostáticos, muito comum na meia idade e na fase senil.

Todo animal deve ser vacinado quando filhote, e o reforço da vacinação deve ser realizado anualmente. Os cães devem ser vacinados a partir dos 45 dias de vida. Os gatos, a partir de 60 dias.

Quando o animal adoecer, a única pessoa habilitada a cuidar do seu animal é o médico veterinário. “Receitas caseiras” podem levar seu animal a morte.

Nem sempre as coisas são como desejamos... Nem sempre nossos animais se comportam da forma esperada. Mas lembre-se de que você é responsável por ele, seja como for, aconteça o que acontecer. E que ninguém abandona um filho porque teve mau comportamento, se envolveu com drogas, meteu-se em encrencas... Nossos animais não deixam de ser “filhos”.

Jamais o abandone! Animais abandonados são presas fáceis das piores crueldades. Não caia na conversa de que sempre haverá "alguma alma boa" que cuide dele. A realidade não é essa. E abandono é crime!!!

Na velhice, não o desampare. Não é justo que você se desfaça do animal justamente na fase em que ele mais precisará de você. Nossa sociedade é extremamente injusta com os idosos. Não seja você mais um a engrossar as filas da indiferença e da ingratidão. O número de animais idosos abandonados é muito grande e a adoção dos mesmos é extremamente difícil. Seu animal o amou e compreendeu a vida inteira... Cuide dele até o fim.

Como protetora, sempre oriento as pessoas a darem preferência a adoção. Existem milhões de animais abandonados à espera de um lar. Sem contar que ele será eternamente grato à você.

Janaína C. R. dos Reis
Médica Veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário