Posse Responsável



- Antes de comprar ou adotar um animal de estimação, as pessoas devem se questionar sobre alguns pontos muito importante:

- Por que quero ter um cão ou um gato?
Esta é uma questão sobre a qual todos devem refletir antes de adotar um animal. A adoção ou a compra de um animal por impulso gera graves conseqüências num futuro próximo.

- Tempo de vida de um cão ou gato.
É preciso levar em consideração que o tempo médio de vida de um cão ou gato é de 12 anos e que durante todo esse período o animal será totalmente dependente de seu dono.

- Decisão deve ser tomada em conjunto com todos os membros da família.
Antes de adotar é importante que toda a família esteja de acordo com a presença do animal na casa.


- Qual será a conduta em casos de ausências prolongadas e viagens?
Verificar quem ficará responsável pelo animal quando a família viajar. Se alguém ficará responsável pela alimentação e cuidados do mesmo ou se o animal ficará em algum hotelzinho.

- Verificar se existem recursos financeiros para as necessidades desse animal (Alimentação, higiene, tratamentos e vacinas...).
Animais geram um custo a mais no orçamento da família e isso deve ser planejado.

- Dar preferência a adoção.
Existem milhões de animais abandonados à espera de um lar.

- Características e necessidades individuais de cada espécie e raça, como tamanho, espaço físico necessário e peculiaridades.
É importante buscar informações prévias sobre suas características e necessidades, como tamanho, espaço físico e peculiaridades.
Nunca deixe um animal ao relento, sem ter onde se abrigar do calor, do frio ou da chuva. O melhor lugar para um amigo é perto de nós. Se isso não for possível, por alguma razão, dê-lhe ao menos uma casa para se proteger. Não esqueça de que você não gostaria de se deitar no chão duro e gelado.
Lembre-se ainda de que um animal de grande porte certamente não viverá bem em um local apertado. O local deve ser também bem arejado.
O ambiente precisará estar adaptado à sua presença. No caso de apartamentos, telas são indispensáveis nas janelas, mesmo que se tratando de cães. Se você mora em casas, mantenha o animal em local onde não possa fugir para a rua. Ruas são extremamente perigosas para animais de qualquer espécie. Mesmo que você more em um bairro tranqüilo ou em uma cidade pequena, isso não exclui o risco de maus tratos, de um atropelamento ou envenenamento. Mantenha seus animais dentro de casa. Essa é a única maneira de evitar problemas para eles, para você, e para as outras pessoas também.

- Dê a ele um lar, não uma prisão.
Jamais deixe seu cãozinho acorrentado ou o gato em uma gaiola. Ou você gostaria que fizessem isso com você? Manter animais presos desta forma, sem nenhuma possibilidade de movimentação, é um ato de crueldade.
Lembre-se sempre que sua casa é um lar para o animal, não uma prisão, onde ele será obrigado a viver na solitária. Cães necessitam de passeios periódicos e isso deve ser feito com guia e coleira e por alguém capaz de contê-lo. Lembre-se que você é responsável por qualquer dano que o animal possa causar, e por qualquer coisa que ele fizer.

- Higiene Básica.
Mantenha seu animal em um ambiente limpo, recolhendo diariamente seus dejetos. Não polua as vias públicas. Cães e gatos necessitam de banhos periódicos.


- Saúde Física.
Todo animal deve receber cuidados para manter sua saúde física e esses cuidados incluem acompanhamento veterinário, abrigo, alimento adequado, vacinas, exercícios.

- Saúde Psicológica.
Zelar pela saúde psicológica do seu animal através de carinho e atenção é fundamental. Punição física não adianta nada, e não corrige comportamentos indesejados. Bater no animal, além de ser um ato de extrema covardia, fará com que ele se torne medroso e inseguro, o que não é bom nem para ele nem para você. Os animais sentem frio, fome, sede e dor. Assim como também possuem sentimentos de afeto e amor.

- Educação.
Eduque seu cão com adestramento, mas nunca se esqueça que cada animal é um indivíduo e possui características próprias que devem ser respeitadas.

- Castração = Ato de amor.
Evite crias indesejadas através da castração dos cães e gatos, machos e fêmeas. A castração é definitiva, não possui contra-indicações e ajuda na prevenção de diversas doenças. Isso ajuda a evitar que aumente o número de animais abandonados. A cada ano, centenas de filhotes indesejados são jogados nas ruas. A maioria morre antes de completar um ano. Mesmo que você esteja horrorizado e convicto de que não abandonará uma ninhada, pense nisso mesmo assim. Não há casas disponíveis para todos os animais. Não é fácil conseguir um lar para todos os filhotes, e você nunca terá garantias de que serão bem tratados.
Além disso, a castração trará mais benefícios para seu animal e também para você. Ele se tornará mais carinhoso e tranqüilo, e as chances de fuga serão muito menores.
Os animais podem ser castrados a partir dos quatro meses.
Quanto mais cedo for feita a esterilização, menores as chances de tumores nas fêmeas e de problemas na próstata e nos testículos dos machos.

- Tratamento Veterinário sempre que for preciso.
Todo animal deve ser vacinado quando filhote, e o reforço da vacinação deve ser dado anualmente. Os cães devem ser vacinados a partir dos 45 dias. Os gatos, a partir dos dois meses. Quando o animal adoecer, a única pessoa habilitada a cuidar do mesmo é o médico veterinário. “Receitas caseiras” podem levar seu animal a morte.

- Supere as dificuldades.
Nem sempre as coisas são como desejamos... Nem sempre nossos animais se comportam da forma esperada. Mas lembre-se de que você é responsável por ele, seja como for, aconteça o que acontecer. E que ninguém abandona um filho porque teve mau comportamento, se envolveu com drogas, meteu-se em encrencas... Nossos animais não deixam de ser “filhos”.

- Jamais o abandone.
Animais abandonados são presas fáceis das piores crueldades. Não caia na conversa de que sempre haverá "alguma alma boa" que cuide dele. A realidade não é essa. Abandono é crime!!!

- Na velhice, não o desampare.
Não é justo que você se desfaça do animal justamente na fase em que ele mais precisará de você. Nossa sociedade é extremamente injusta com os idosos, humanos ou animais. Não seja você mais um a engrossar as fileiras da indiferença e da falta de gratidão. Seu animal o amou e compreendeu a vida inteira... Portanto, cuide dele até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário